264: Gasolina e gasóleo voltam a subir à meia-noite
O presidente da ANAREC disse à RTP que a gasolina e gasóleo devem subir três cêntimos às 00h00 de quarta-feira. Augusto Cymbron adiantou que o aumento deve acontecer numa grande petrolífera mas que as “outras devem ir atrás”.
À RTP, o presidente da Anarec não quis adiantar qual a petrolífera que vai aumentar os preços.
De acordo com Augusto Cymbron, o gasóleo já subiu 7 cêntimos desde 29 de Abril e a gasolina sem chumbo 4,8 cêntimos. Este responsável estranha o aumento, argumentando que não há justificação para tal uma vez que o barril de petróleo é vendido em dólares e para o futuro.
O Presidente da Anarec diz que a desvalorização da moeda norte-americana face ao euro compensa a subida do preço do barril.
Anarec aguarda relatório da Autoridade da Concorrência
Augusto Cymbron disse à RTP estranhar mais este aumento numa altura em que o ministro da Economia pediu à Autoridade da Concorrência para investigar as subidas sentidas nos últimos tempos.
O presidente da ANAREC afirmou que a Autoridade da Concorrência pediu “informação mais detalhada” à Associação e que o “estudo deve estar para sair”.
Aumentos “escandalosos”
“Se calhar, este aumento serve para compensar a descida do IVA em um por cento”, disse à RTP Augusto Cymbron, recordando que os lucros das petrolíferas continuam a aumentar.
“A BP no primeiro trimestre obteve um lucro 63 por cento superior ao de igual trimestre do ano passado”, disse. “É escandaloso que as subidas continuem a este ritmo”.