259: Situação de Seca desagravou significativamente em relação a Março
A chuva que caiu durante o mês de Abril desagravou de forma "bastante significativa" a situação de seca meteorológica no continente, sendo que apenas 20 por cento do território se encontrava nessa altura em situação de seca fraca.
Em Março, metade do país estava em situação de seca moderada, 13 por cento em seca severa e 37 por cento em seca fraca.
Agora, o último relatório de Abril indica que apenas 20 por cento do território se encontra em situação de seca fraca, nomeadamente a bacia do Mondego, a faixa litoral Norte e o interior do baixo Alentejo.
De acordo com o documento, o restante território (78 por cento) encontra-se numa situação "normal a chuva fraca".
Quanto à precipitação, o mês de Abril classificou-se como "chuvoso a extremamente chuvoso", com valores de precipitação acima dos 150 a 250 por cento em relação ao valor médio (entre 1961 e 1990).
Contudo, adianta o relatório do IM, a precipitação acumulada no período compreendido entre 01 de Setembro e 30 Abril continua inferior aos valores médios (1961 e 1990), em todo o continente.
Quanto à temperatura do ar, o início do mês de Abril foi caracterizado por temperaturas elevadas, superiores aos valores normais, com desvios entre 0,5 graus (Figueira de Castelo Rodrigo) e 2,9 graus (Mértola).
Entre 01 e 06 de Abril registou-se mesmo uma onda de calor, que afectou principalmente o interior das regiões Norte e centro de Portugal Continental.
O mesmo relatório indica que o dia 04 de Abril foi o mais quente do mês em todos os locais de Portugal continental, sobretudo em Alcácer do Sal, onde a temperatura registada foi de 32 graus, 14 graus acima do normal.
Quanto às regiões autónomas, na Madeira o valor médio da temperatura foi próximo ou superior ao valor médio (entre 1961 e 1990) e os valores de precipitação foram "bastante superiores" aos normais.
Nos Açores, o valor médio da temperatura foi também superior ao valor médio e os valores da quantidade de precipitação foram inferiores ou próximos do normal no grupo Ocidental e bastante superiores nos restantes grupos.
O relatório indica que o estado do tempo no Continente esteve sob condições de "instabilidade" entre os dias 07 e 20 de Abril, ocorrendo no dia 09 dois tornados, em Santarém e Castelo de Vide.
Quanto aos valores da insolação, variaram entre as 186 horas nas Penhas Douradas e as 287 horas em Sagres e foram superiores ao normal em todo o território.
Os valores de percentagem de água no solo continuam, segundo o relatório, inferiores aos normais para a época em todo o território, com excepção para as regiões de Lisboa e Faro, onde são superiores.
Fonte: Barlavento Online