75: Olhão aposta na cultura nos 200 anos da Restauração
Em 2008, comemoram-se dois séculos sobre a expulsão dos invasores napoleónicos, na qual a cidade algarvia desempenhou importante papel.
A Biblioteca e o Auditório Municipal de Olhão vão ser inaugurados em 2008. A garantia foi dada na passada semana pelo presidente da autarquia olhanense Francisco Leal, à margem da sessão de entrega das chaves de 168 casas de habitação social a famílias carenciadas do concelho.
Segundo o autarca, estão-se a «ultimar os pormenores» que permitirão abrir a Biblioteca Municipal, nomeadamente o apetrechamento desta infra-estrutura.
Já a obra do Auditório «decorre a bom ritmo» e deverá estar concluída dentro em breve.
Francisco Leal frisou que estas duas obras na área cultural serão inauguradas no ano em que se irão comemorar os 200 anos da derrota dos invasores franceses, na qual Olhão teve um papel fundamental.
Foi aqui que houve um levantamento popular que se alastrou por todo o país. Também foi de Olhão que partiu um Caíque, veleiro de médio porte, para avisar Dom Pedro IV, então refugiado no Rio de Janeiro (Brasil), da manutenção da independência de Portugal, após a derrota das tropas napoleónicas.
Os relatos escritos deste episódio poderão, em breve, ser consultados na nova Biblioteca de Olhão.
Fonte: Barlavento Online