207: Três fêmeas de lince dão à luz em liberdade em Doñana
Três fêmeas de lince-ibérico (Lynx pardinus) - «Wari», «Rayuela» e «Viciosa» - deram à luz em liberdade no Parque Natural de Doñana, em Espanha, nas últimas semanas, noticia a edição online do jornal «El Mundo».
Estes nascimentos, anunciados pelos técnicos do Conselho do Ambiente da Andaluzia e tidos como boas notícias para as taxas de reprodução desta espécie ameaçada de extinção, surgem no âmbito de um Projecto Life que pretende aumentar o número de indivíduos naquela região espanhola.
Segundo o «El Mundo», os responsáveis pelo projecto acreditam que estes nascimentos são o resultado da mistura de duas populações de lince, de Doñana e da Serra Morena.
As fêmeas pertencem ao Coto del Rey, em Doñana, enquanto o macho «Baya» tinha sido transferido há alguns meses da população da Serra Morena para aquela área protegida.
A comunidade de linces do Coto del Rey sofreu uma grande mortandade devido ao surto de leucemia felina, que dizimou os machos. A doença já está, entretanto, controlada.
Esta iniciativa pioneira na conservação deste que é o felino mais ameaçado do mundo está a ter resultados muito satisfatórios, já que os técnicos encarregados de seguir os linces de Doñana comprovaram numerosas interacções de «Baya» com as três fêmeas que agora pariram.
O «El Mundos» acrescenta que, nos próximos dias conhecer-se-á a paternidade das crias, graças a análises genéticas que estão a ser feitas em institutos especializados de Espanha.
Estes partos vêm somar-se aos dois registados no âmbito do Programa de Criação em Cativeiro do Lince-Ibérico, em Doñana, que levou ao nascimento, esta temporada, de cinco crias, das quais duas morreram, uma por ser prematura e outra por não receber cuidados da sua mãe.
Fonte: Barlavento Online