1588: Redução de 58% de tráfego na A22 nos dois primeiros meses de 2012
O tráfego na Via do Infante (A22) caiu 58% nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com igual período de 2011, segundo dados fornecidos pelo Governo à Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). Os dados indicam que, praticamente, seis em cada dez automobilistas desistiram de circular na Via do Infante.
Em Dezembro de 2011, altura em que foram introduzidas as portagens, a descida tinha sido de 48%. O que indica que, nos primeiros dois meses deste ano, mais pessoas deixaram de circular na A22. "O tráfego tem caído mês após mês", salienta Macário Correia, presidente da AMAL. O autarca receia mesmo que a situação venha a sofrer um agravamento ainda maior a partir do dia 30 deste mês, com o fim da isenção de portagens para os residentes. "Era bom que houvesse uma prorrogação", defende Macário Correia.
O presidente da AMAL realça que o fim das isenções coincide com o início do Verão, pelo que o tráfego na EN125 irá aumentar. "A economia da região vive uma situação difícil e agora ainda será pior", prevê Macário Correia. A somar a tudo isto, as obras de requalificação da EN125 continuam paradas, devido a dificuldades do consórcio, que ganhou a concessão, para obter financiamento junto da banca.
O presidente da AMAL defende que, se as negociações do consórcio com a banca não resultem, a alternativa poderá passar por empreitadas mais pequenas para a requalificação da EN125, porque "a solução financeira será mais fácil".
MAIS MORTOS EM ACIDENTES NAS ESTRADAS
O número de mortos e de feridos graves em acidentes nas estradas do Algarve aumentou nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com idêntico período de 2011.
Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), 22 pessoas já perderam a vida em acidentes. No ano passado, em termos homólogos, o número de vítimas tinha sido de 20. O distrito de Faro surge como o terceiro do País com maior número de mortos, atrás, apenas, de Lisboa e Porto. Em relação a feridos graves, a ANSR contabilizou 64 até ao fim de Maio de 2012, mais sete do que no ano passado.
Fonte: CM