Durante a tarde deste domingo, a Proteção Civil já tinha emitido um aviso à população a alertar para o risco de inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras.
O mau tempo chegou em força ao Algarve. Em Quarteira já há relatos de lojas e caves inundadas e ruas submersas. Na rua Vasco da Gama, a força da chuva chegou mesmo a abater parte da estrada.
Durante a tarde deste domingo, a Proteção Civil já tinha emitido um aviso à população, válido até segunda-feira, a alertar para o risco de inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras.
O período mais crítico de precipitação será entre as 00:00 e as 15:00 horas de segunda-feira nos distritos de Faro e Beja, onde podem ocorrer também fenómenos extremos de vento. Quanto às temperaturas gélidas que se temiam, não vão, para já, afetar o país.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Faro, Beja e Setúbal sob aviso amarelo até segunda-feira por previsões de precipitação, vento e trovoada.
Faro é o distrito onde se esperam condições meteorológicas mais adversas, com aviso amarelo para precipitação e trovoada ativo entre as 18:00 deste domingo e as 15:00 de segunda-feira, e aviso amarelo para vento entre as 09:00 e as 18:00 de segunda-feira.
Esperam-se nestes intervalos “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de rajadas fortes”, trovoadas “frequentes e dispersas” e vento “por vezes forte do quadrante sul, com rajadas até 70 km/h”.
No distrito de Setúbal vigora um aviso amarelo para precipitação entre as 03:00 e as 15:00 de segunda-feira, prevendo-se “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes”.
Em Beja vigora também um aviso amarelo por precipitação para o mesmo período, prevendo-se condições meteorológicas semelhantes às do distrito de Setúbal.