1331: Mau tempo atinge Algarve
Tráfego suspenso no Aeroporto de Faro devido ao mau tempo - ANA
Segundo o porta-voz da empresa que gere os aeroportos portugueses, Rui Oliveira, os movimentos estão neste momento "parados" no Aeroporto de Faro, não havendo voos a partir ou a chegar desde cerca das 10:00.
A situação vai manter-se até que o estado do tempo melhore, acrescentou a mesma fonte, estimando que a normalidade possa ser retomada perto da hora de almoço.
Várias ruas das cidades de Faro e Quarteira estão também inundadas devido à forte chuva que se está a registar sobretudo naquela zona no Algarve.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, algumas das áreas mais afetadas são a baixa de Faro, a freguesia de Montenegro, a poucos quilómetros da cidade, e Quarteira, já no concelho de Loulé.
No terreno estão já elementos da Força Operacional Conjunta (Focon) dos Bombeiros de Faro, disse à Lusa o comandante, Aníbal Silveira.
A empresa municipal responsável pela gestão de águas e resíduos (Fagar) também está a tentar resolver algumas situações, acrescentou.
Por enquanto as inundações circunscrevem-se à via pública, não havendo até às 10:30 praticamente pedidos de ajudas de habitantes, sublinhou a mesma fonte.
Ainda no Aeroporto de Faro, pelo menos uma loja teve que encerrar ao público por estar a ficar inundada, contou à Lusa um funcionário.
No Fórum Algarve, centro comercial da cidade, há registo de zonas de estacionamento e circulação pública alagadas, mas nenhuma "situação preocupante".
Segundo Carlos Costa as lojas estão todas abertas e o problema está a ser resolvido pelas equipas do centro.
“A maioria das inundações são na via pública”, adiantou ao Observatório do Algarve fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Proteção Civil e referiu que há várias equipas de socorro nas ruas.
A mesma fonte disse que há registo de inundações em Faro, Loulé e Quarteira. Em Faro as zonas afetadas são a cidade e Montenegro. “Há algumas lojas na baixa de Faro que estão inundadas e a rua junto à Universidade também está”, acrescentou.
Testemunhas adiantaram ao Observatório do Algarve que há condicionamento de trânsito junto ao Estádio de São Luís e que na zona de São Pedro a água já chega à portas dos carros, havendo alguns estabelecimentos comerciais inundados.
No Campus da Penha da Universidade do Algarve estudantes contaram ao OdA que a água está ao nível das portas dos carros estacionados em algumas zonas do Campus.
No Largo de São Francisco, em plena baixa, a água também está a acumular-se, disse uma testemunha.
Fonte: Observatório do Algarve
Chuva forte causou inundações em Faro, Olhão e Quarteira e parou Aeroporto (com fotos)
Inundações, causadas pela intensa chuva que caiu ao longo de horas, afetaram vários concelhos do centro do Algarve ao longo da manhã desta quarta-feira, mas não há danos graves nem vítimas a registar.
Faro foi o concelho mais afetado, com as inundações a serem sentidas na cidade e no Montenegro, mas a Proteção Civil também foi chamada a intervir em Quarteira e Olhão.
O tráfego no Aeroporto de Faro teve mesmo de ser temporariamente suspenso, devido às condições climatéricas e houve igualmente uma interrupção nos comboios entre Faro e Olhão.
Ao todo foram registadas pelo Comando Distrital de Operações de socorro «59 ocorrências, entre as 8 e as 12 horas», a maioria das quais «relativas a inundações na via pública, mas também em algumas casas, caves e estabelecimentos comerciais», segundo o responsável por esta entidade Abel Gomes.
Abel Gomes acrescentou que o CDOS de Faro «já estava em alerta azul, por se antever esta situação» e que a maioria das situações foram resolvidas com rapidez, em alguns casos «por si só, com a acalmia da chuva».
Para dar resposta às situações registadas, foram envolvidos na operação «36 veículos e 122 operacionais, entre bombeiros, PSP e operacionais da Proteção Civil».
As autoridades de Proteção Civil da região vão continuar atentas a situações nos próximos dias, dada a previsão de chuva forte e trovoadas.
Fonte e fotos: Barlavento Online
* em actualizado às 13h40m
* se tiver fotos ou vídeos do mau tempo mande para temponoalgarve@sapo.pt