167: EN125: Circular de Faro vai avançar
A segunda fase da circular estender-se-á até ao Areal Gordo, sul da freguesia de Pechão, onde fará a ligação com a EN125.
"Corresponde a uma necessidade sentida por todos, que é fundamental para a segurança rodoviária. Esta intervenção está integrada no Plano de Ordenamento com que se pretende disciplinar a ocupação da EN125", afirmou João Faria, presidente da CCDR-Algarve ao Observatório do Algarve. O responsável admitiu também que "os impactos ambientais na Campina de Faro foram tidos em conta na realização desta obra".
A construção das variantes a Lagos, S. Lourenço (Almancil), Faro e Olhão serão aliás as principais prioridades da requalificação da EN125 hoje anunciada pelo primeiro-ministro no parlamento, adiantou o presidente da CCDR/Algarve, João Faria.
Aquela obra, que o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) considerou de execução prioritária, permitirá que o trânsito que atravessa a zona de Faro pela EN125 não tenha que passar forçosamente pelo centro da cidade, adianta a Agência Lusa .
"É uma obra essencial para quem se desloca para sotavento e tem uma importância fundamental para o Turismo, servindo os passageiros do aeroporto que querem ir para o Leste da região", disse.
Ponte do Rio Seco em "stand-by"
A ponte sobre o Rio Seco, responsável pelas filas de trânsito na entrada nascente de Faro, em direcção a Olhão, só avançará depois da conclusão da circular, de forma a ser adequada ao fluxo de trânsito "que inevitavelmente se vai alterar com esta nova via", adiantou também João Faria.
CCDR vai vigiar construções futuras
As variantes a Lagos, São Lourenço/Troto e Olhão são intervenções também há muito esperadas pelos autarcas e populações locais, que deverão desviar o trânsito dos centros das povoações.
Sublinhando que as intervenções na linha deverão ser feitas de imediato, João Faria remeteu para os próximos 10 anos o assegurar de que não serão feitas intervenções que tornem a via ainda mais problemática.
Para tentar requalificar o que já está feito, prevê-se a construção de algumas vias de serviço nas bermas da via principal, de forma a que o trânsito possa ser distribuído pelos edifícios existentes sem pôr em risco a segurança nas faixas principais.
Actualmente, a EN125 apenas tem vias de serviço na entrada poente de Faro.
João Faria sublinhou todavia que vão ser totalmente proibidas as construções que impliquem os atravessamentos de nível, devido às "viragens à esquerda", que possam pôr em causa a segurança do trânsito.
Também para evitar atravessamentos de nível, prevê-se a construção de várias rotundas, adiantou, precisando que uma delas será no cruzamento da EN125 e da via rápida que dá acesso à A22, entre Altura e Monte Gordo.
A proibição da publicidade anárquica e não regulamentada será outra das vertentes da requalificação, revelou.
A requalificação da EN125 já fora descrita pelo presidente da CCDR/Algarve como o grande projecto estruturante do Algarve dos próximos 10 anos.
Fonte: LUSA