Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

anúncio

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Facebook

Relógio

Misterwhat

Comentários recentes

Ofertas de Emprego - Faro

Google

Pesquisa

Custom Search

02
Set10

1087: Já votou nas candidatas algarvias a Maravilhas Naturais?

Tempo no Algarve

A Ria Formosa está numa luta renhida com o Arquipélago das Berlengas (Peniche) para ser eleita como Maravilha Natural na categoria de «Zonas Marinhas», mas para isso ainda são precisos alguns votos.


 


Já agora, há outras três candidatas algarvias que também precisam de uma mãozinha – o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Ponta de Sagres (Vila do Bispo) e o Pontal da Carrapateira (Aljezur).

É que os últimos dados não colocavam nenhuma destas candidatas nos lugares cimeiros das votações, segundo apurou o «barlavento».

No início de Agosto, as preferidas eram as Grutas de Mira D'Aire, a Lagoa das Sete Cidades, a Praia de Porto Santo, a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, o Parque Nacional da Peneda-Gêres, o Arquipélago das Berlengas e a Mata Nacional do Buçaco.

«Como a votação termina a 7 de Setembro, não podemos revelar dados concretos, mas entre Março e Agosto foram registados mais de 300 mil votos. Do Algarve, a Ria Formosa pode ultrapassar o Arquipélago das Berlengas com a promoção no programa Verão Total», transmitido na semana passada a partir de Olhão», adiantou ao «barlavento» Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal, que promove a escolha.

É que a transmissão deste programa pela RTP1, RTP África e RTP Internacional promove o património natural a concurso.

«Após o início do roadshow, a votação aumentou. A disputa entre as 21 finalistas, em cada uma das sete categorias, é cada vez maior, com algumas candidatas separadas por um número reduzido de votos», afirmou Luís Segadães.

Mas não foi fácil selecionar, pois «Portugal é um país muito rico em biodiversidade e património natural. Há locais que a maioria da população desconhece e que são únicos como o Algar do Carvão, o único vulcão visitável do mundo», justificou.

Por isso, houve três etapas, tendo a seleção começado com o levantamento dos locais naturais, tendo a lista sido reduzida a 77 pré-finalistas. A 7 de Março foram divulgados os 21 finalistas sujeitas a votação, desde essa altura.

Não se trata, porém, de um simples concurso, pois «o mote é mostrar que, se queremos salvar algo, primeiro precisamos de saber apreciá-lo», salientou ainda Segadães. Por isso, mais do que promover, a missão é sensibilizar a população para a preservação do legado que será deixado às gerações futuras.

Este concurso pode ainda dar uma ajudinha ao desenvolvimento local. «Cada vez mais, as Regiões de Turismo, as autarquias e a população entendem o potencial turístico e económico das iniciativas que divulgam o património natural. Portugal é conhecido pelas praias algarvias, gastronomia, música e futebol. Mas há muito mais para dar a conhecer», ilustrou. E a lista de 21 finalistas a concurso é uma pequena amostra do que há para oferecer no turismo de natureza.

Ainda está tudo em aberto e a realização do programa de televisão Verão Total, em direto a partir de cada uma das maravilhas tem gerado surpresas na votação. A última transmissão em direto será na Ponta de Sagres amanhã, sexta-feira, dia 3, a partir da 10 horas.

Agora, cabe às pessoas envolverem-se e votarem na sua maravilha preferida, por telefone, sms, Facebook ou no site oficial (www.7maravilhas.sapo.pt), onde é possível encontrar mais informação.

As maravilhas serão anunciadas, numa cerimónia realizada nos Açores, no próximo dia 7 de Setembro. Por isso, ainda vai a tempo de votar na sua eleita.


Pontal da Carrapateira

Abrange a faixa costeira entre as praias da Bordeira e Amado, tendo falésias altas e recortadas entrando pelo mar. Inclui-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no Sítio Natura «Costa Sudoeste» e é uma importante área de observação de aves (IBA).
A mancha de calcários da orla das arribas, distingue-se dos xistos predominantes, havendo também por ação da erosão pequenas enseadas de águas transparentes e rochas a pique.

Padrinho: Francisco Pinto Balsemão (empresário)
Para votar:
Telefone: 760302710
Sms: enviar 710 para 68933


Ponta de Sagres

O litoral escarpado da Ponta de Sagres possui uma grande variedade de habitats costeiros, incluindo sapais, falésias, sistemas dunares e sistemas lagunares.
Além das características do ecossistema marinho, que favorecem o desenvolvimento da flora rara considerada única no mundo, a ponta de Sagres tem escarpas com dezenas de metros de altura, fica junto ao Cabo de São Vicente, e é a ponta que está mais a sudoeste da Europa.
Naquele local é possível encontrar também uma avifauna abundante.

Padrinho: Luís Represas (músico)
Para votar:
Telefone: 760302714
Sms: enviar 714 para 68933


Ria Formosa

Com 60 quilómetros de extensão (desde o Ancão até à Manta Rota), abrange grande parte do litoral do Sotavento algarvio (concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António).
A Ria, classificada como Parque Natural, tem um cordão dunar arenoso litoral que protege a zona lagunar, bem como ilhas-barreira, sapais, bancos de areia e de vasa, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e matas, o que permite muita diversidade a nível da flora e da fauna.

Padrinho: Francisco Nunes Correia (ex-ministro do Ambiente)
Para votar:
Telefone: 760302715
Sms: enviar 715 para 68933


Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Longa faixa costeira (74788 ha) desde a Ribeira da Junqueira (Sines) até ao Burgau (Vila do Bispo) e uma faixa marítima de dois quilómetros e mais de 100 de orla costeira.
Está incluído no sítio Sudoeste da Rede Natura 2000 e IBA (Important Bird Area) Costa Sudoeste. É uma zona única a nível nacional e europeu pelo estado de conservação, pela riqueza ambiental e paisagística que a caracterizam.
Tem um enorme valor geológico, muitos habitats diferentes, arribas escarpadas, praias, charnecas, sapais, estuários, lagoas e cursos de água temporários, muitos prioritários do ponto de vista da conservação a nível europeu.

Padrinho: Tim (músico)
Para votar:
Telefone: 760302720
Sms: enviar 720 para 68933


 


Fonte: Barlavento Online

2 comentários

Comentar post

Calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

anúncio

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Facebook

Relógio

Misterwhat

Comentários recentes

Ofertas de Emprego - Faro

Google

Pesquisa

Custom Search