Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

anúncio

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Facebook

Relógio

Misterwhat

Comentários recentes

Ofertas de Emprego - Faro

Google

Pesquisa

Custom Search

12
Set10

1098: Ria Formosa é Maravilha Natural

Tempo no Algarve

A Ria Formosa é uma das zonas eleitas como Maravilha Natural de Portugal, distinção partilhada com a Floresta Laurissilva, a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, as Grutas de Mira de Aire, o Portinho da Arrábida, a Lagoa das Sete Cidades e o Parque Natural da Peneda Gerês.


 


Valentina Calixto, presidente da Sociedade Polis Litoral, e Nunes Correia, ex-ministro do Ambiente, receberam o galardão na cerimónia que teve lugar hoje, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, nos Açores.


 


A Ria Formosa foi a eleita na categoria Zonas Marinhas, a par da Floresta Laurissilva, na categoria Florestas e Matas; Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, na categoria Grandes Relevos; das Grutas de Mira de Aire, na categoria Grutas e Cavernas; do Portinho da Arrábida, na categoria de Praias e Falésias; da Lagoa das Sete Cidades, na categoria Zonas Aquáticas Não Marinhas; e o Parque Natural da Peneda Gerês, na categoria Zonas Protegidas.


 


Estão escolhidas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, após uma votação que teve início a 7 de Março e terminou no dia 7 de Setembro e em que foram registados 537.300 votos.


 


Açores foi o grande vencedor


 


O arquipélago dos Açores foi o grande vencedor das ‘Sete Maravilhas Naturais de Portugal’, tendo sido a única região do país que conseguiu duas vitórias na declaração que hoje decorreu em Ponta Delgada.


 


Na região dos Açores, os portugueses escolheram a Lagoa das Sete Cidades, que venceu a categoria Zonas Aquáticas não Marinhas, derrotando as Portas de Ródão e o Vale do Douro, e a Paisagem Vulcânica do Pico, que ganhou a categoria Grandes Relevos, que disputava com o Parque Natural da Arrábida e o Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela.


 


Os Açores eram uma das regiões portuguesas com mais candidaturas, apresentando cinco, tantas como a região Centro do país, seguindo-se Algarve e Lisboa e Vale do Tejo, com três cada, o Norte e a Madeira, com duas cada, e o Alentejo com a restante.


 


As ‘Sete Maravilhas Naturais de Portugal’ foram divulgadas num espectáculo em Ponta Delgada, Açores, na sequência do resultado de uma votação que registou 656 356 votos.


 


Na abertura da cerimónia, António Vitorino, comissário da iniciativa, destacou a “votação maciça”, considerando que “os portugueses mostraram o apreço que têm pelas paisagens naturais” do país.


 


Numa pequena intervenção, António Vitorino apelou ainda aos portugueses para que assumam “o compromisso de cuidar e preservar estas maravilhas naturais”.


 


O espectáculo, que decorreu nas Portas do Mar durante cerca de duas horas, contou com mais de um milhar de convidados, entre os quais o ministro da Economia, Vieira da Silva, o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.


 


A produção deste espectáculo, que também foi aberto à população, envolveu mais de três centenas de pessoas de uma dezena de nacionalidades, tendo os preparativos do cenário começado há mais de uma semana.


 


No palco, com cerca de 1500 metros quadrados, actuaram seis dezenas de artistas num espectáculo de música, dança, luz e efeitos especiais, idealizado por Franco Dragone, um dos maiores produtores de eventos a nível mundial.


 


Fonte: Observatório do Algarve

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

anúncio

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Facebook

Relógio

Misterwhat

Comentários recentes

Ofertas de Emprego - Faro

Google

Pesquisa

Custom Search