960: Tornado arranca árvores e destrói barcos nas Quatro Águas de Tavira
Um tornado de fraca intensidade atingiu esta manhã a zona das Quatro Águas, em Tavira, provocando danos em embarcações do Clube Náutico, afundando um barco, derrubando árvores e destelhando um edifício, apurou o barlavento.online.
O fenómeno meteorológico deu-se entre as 8h40 e as 9h00 de hoje.
No local, estão elementos dos Bombeiros de Tavira, da Polícia Marítima e da Proteção Civil, com quatro veículos operacionais.
O capitão de porto Sameiro Matias, citado pelo tvi24.pt, disse que «o mini-tornado formou-se na zona de Santa Luzia e, na sua trajetória, provocou danos em 15 a 20 embarcações no clube náutico. Depois, passou na zona da doca e provocou estragos em mais cinco embarcações, das quais uma se afundou».
A mesma fonte assegurou que não há danos pessoais a registar e que o fenómeno foi «muito rápido».
Fonte do gabinete da presidência avançou igualmente ao barlavento.online que há registo de, pelo menos, três dezenas de embarcações com danos.
Os prejuízos são avultados, uma vez que muitos dos barcos com estragos eram utilizados em provas de competição por atletas do Clube Náutico de Tavira.
Por esta razão, há já companhias de seguros no terreno a avaliar os prejuízos.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara de Tavira Jorge Botelho disse que «não houve danos humanos, mas cerca de 30 embarcações foram afetados pelo mini tornado», o que resultou «em largas dezenas de milhares de euros de prejuízos».
«Foram cinco segundos. Vi o tubo [do tornado] ao longe, as telhas no ar e os barcos a voar», declarou Jorge Coelho uma das testemunhas do fenómeno e cujo barco ficou danificado.
O barlavento.online apurou que, noutras zonas do Algarve, nomeadamente a Noroeste de Lagoa, também foram hoje avistados cones de tornados, embora não haja registo de danos.
Neste momento, os ventos ainda se fazem sentir com intensidade em toda a faixa litoral de Tavira e no resto do Algarve.
Fonte: Barlavento Online