981: Aeroporto de Faro vai manter-se encerrado até às 18:00
O Aeroporto Internacional de Faro vai continuar encerrado até às 18:00 devido à nuvem de cinzas emanada pelo vulcão islandês, a qual permanece sob o território nacional, disse hoje à Lusa a NAV-Portugal.
"As previsões é que se mantenha a suspensão da prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo em Faro até às 18:00, mas haverá ao longo da tarde atualizações e as previsões podem ser alteradas", disse Sofia Azevedo, diretora de Comunicação e Imagem da NAV-Portugal.
A suspensão do controlo de tráfego aéreo no aeroporto de Faro, que na prática significa que não há aviões a aterrar nem a descolar, começou às 21:00 de segunda-feira.
Hoje, no Aeroporto de Faro, e segundo dados da Ana-Aeroportos, foram cancelados, até às 12:00, 65 voos (33 partidas e 32 chegadas).
Desde sexta feira passada, que o vulcão islandês Eyjafjöll, localizado num glaciar do sul da Islândia, intensificou a expulsão de cinzas para a atmosfera, à semelhança do que sucedeu em março passado, altura em que entrou em actividade.
Nessa altura, o vulcão emanou uma nuvem de cinzas que provocou o encerramento do espaço aéreo de vários países da Europa, entre 14 e 21 de abril, o que gerou um caos sem precedentes na história da aviação civil e prejuízos estimados na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.
Fonte: Barlavento Online