Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Google

Comentários recentes

  • Anónimo

    Horários e preços já muito desatualizados.E para a...

  • Tempo no Algarve

    Boa noite. Hoje já foi publicado os dados climatol...

  • Anónimo

    Bom dia, onde estão os dados climatológicos refere...

  • Anónimo

    Bom dia, gostaria que atualizassem os dados deste ...

  • Botas de Mulher

    Informação sem dúvida muito útil apar quem pretend...

Ofertas de Emprego - Faro

Pesquisa

Custom Search

Mais sobre mim

03
Mar10

919: Mau Tempo no Algarve: Portimão, Praia de Faro e Ilha da Fuzeta são as mais afectadas

Tempo no Algarve

Praia de Faro voltou a ser fustigada pelo mar esta tarde


 


Ventos fortes, ondas a condizer e uma maré muito alta foram motivo de preocupação na tarde de hoje, quarta-feira, na Praia de Faro.


 


À semelhança do que já havia acontecido durante a madrugada, na preia-mar, que terminou perto das 17 horas, o mar chegou a algumas casas, sem, no entanto, as derrubar.



Na altura em que a maré esteve mais cheia, foi restringido o acesso de veículos à Ilha de Faro, bem como a circulação dentro da estrada ali existente.



Em algumas ocasiões, o mar chegou a galgar os muros de proteção que acompanha a artéria e a criar autênticas ribeiras entre a Praia e a Ria Formosa.



A situação mais complicada, revelaram populares ao nosso jornal, foi a sentida pelos moradores do chamado Bairro dos Pescadores, situado em pleno areal, já depois da rotunda que marca o final da estrada asfaltada, na zona poente da Ilha de Faro.



Autoridades no local confirmaram ao barlavento.online que a situação de algumas casas aí existentes foi motivo de preocupação, mas que nada de grave aconteceu. Na altura, a maré já tinha começado a vazar e as previsões meteorológicas apontam para uma melhoria do estado do tempo, para esta quinta-feira.



Os muitos curiosos que se dirigiram à praia farense para assistir ao temporal de perto, que foram obrigados a fazer o percurso entre a Ilha e a curva do aeroporto a pé, ainda puderam assistir a um fenómeno muito raro.



Espalhadas um pouco por toda a Ilha estavam Caravelas Portuguesas, uma espécie de medusas conhecidas por ser muito venenosas, podendo mesmo causar a morte, e que estão longe de ser habitualmente vistas na nossa costa.



Apesar de já se encontrarem mortas, há que ter sempre o cuidado de não manusear estas perigosas medusas, cujos filamentos podem ainda conter o veneno extremamente irritante, que causa queimaduras graves.



As autoridades estimam que, até amanhã, não deverá haver motivos de preocupação para os habitantes e visitantes da Ilha de Faro.

 


 


O mar galgou o muro de proteção em diversos locais, na Praia de Faro


 


Caravelas Portuguesas, uma espécie de medusa letal, deram à costa na Praia de Faro


 


Caravela Portuguesas uma medusa letal que deu à costa na praia de Faro


 


As marés vivas levaram a que se formassem ribeiras entre o mar e a Ria na Praia de Faro


 


Fonte: Barlavento Online


 


 


Temporal no mar ameaçou restaurantes e lojas na Marina de Portimão


 


A força do temporal do mar, o vento forte rodando entre sul e sudoeste e a maré cheia, quase taparam, esta tarde, os molhes de Portimão e Ferragudo e ameaçaram restaurantes e lojas na Marina de Portimão.


Na zona nascente da Marina, a preocupação é de que o tempo piore. É que a força do mar que entra no rio Arade é tanta, que as ondas chegam a entrar nos corredores mais baixos da Marina, ainda que exista um muro naquela zona.



Apesar de não parecer que haja risco de inundações nos estabelecimentos, a piscina do No Solo Aqua, um dos bares da praia da Marina, já transborda, tendo sido colocados sacos de areia para evitar males maiores, como apurou o barlavento.online no local.



A estrutura de madeira do bar tem estado, aliás, a ser fustigada pelas ondas, como se pode ver nas fotografias.



Para prevenir a inundação dos corredores que ficam ao mesmo nível do mar, algumas tampas dos esgotos também foram abertas para que a água possa escoar.



A forte ondulação já chegou também à Área Desportiva da Praia da Rocha, que funciona durante a época balnear. Nesta zona são também vários os bocados de madeira espalhados pelo areal



Ainda assim, mesmo com a água que entra pela zona nascente da Marina ou que tapa os molhes de Portimão e Ferragudo, o temporal acaba por ser um verdadeiro espetáculo.



Tanto que, no local, o barlavento.online encontrou dezenas de turistas e curiosos e espreitar o mar e a força das ondas.



Enquanto uns se refugiaram na Fortaleza de Santa Catarina a observar de longe, lá no alto, outros mais afoitos, de máquina fotográfica ou de telemóvel em punho, chegaram-se à frente para tirar uma foto para memória futura... é que uma imagem sempre vale por mil palavras.


 


Ondas fortes fustigam a Ponta do Altar, à entrada da barra do Arade


 


Ondas fortes galgam muros da Marina de Portimão


 


O bar No Solo Aqua, na praia da Marina de Portimão, a ser fustigado pelas ondas


 


Fonte: Barlavento Online


 


Ministério do Ambiente iniciou adjudicação para limpeza e remoção de casas na Fuzeta


 


O Ministério do Ambiente já iniciou o processo de adjudicação para os trabalhos de limpeza e remoção de construções na ilha da Fuseta, onde o mau tempo já destruiu metade das casas, disse à Lusa fonte do ministério.


O anúncio surge poucas semanas depois de a secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades ter revelado que seriam antecipadas para final de março as demolições das edificações existentes na ilha.



As intervenções na ilha, situada entre Olhão e Tavira, incluem ainda o reforço do cordão dunar e da nova barra, entretanto aberta pela natureza.



Segundo fonte do gabinete da ministra do Ambiente, estão em curso os procedimentos para a adjudicação das intervenções de requalificação e salvaguarda da ilha da Fuseta, a mais afetada pelas tempestades deste inverno.



A força do mar já destruiu este inverno na ilha da Fuseta metade das casas que tinham sido sinalizadas para serem demolidas ao abrigo do programa Polis Litoral Ria Formosa, antecipado as intervenções previstas.



Os deputados socialistas eleitos por Faro estiveram reunidos terça feira com a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, para se inteirarem das ações previstas pelo programa, que defendem que deverão ser faseadas.



Em comunicado, Miguel Freitas e Jamila Madeira dizem que a ministra do Ambiente manifestou "firmeza" em avançar com o Programa Polis e "sensibilidade" para que se encontrem soluções que equilibrem os diversos interesses no quadro do atual Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).



"A intervenção na Ilha da Fuseta tem de avançar rapidamente, tendo em conta o impacto das derrocadas na preservação dos ecossistemas e nas actividades económicas que representam a subsistência de muitas famílias locais", frisam os deputados.



De acordo com os dois deputados socialistas eleitos pelo círculo de Faro, o princípio da intervenção na Ria Formosa não deve ser "demolir por demolir", mas sim "investir para qualificar e preservar a economia local".



Miguel Freitas e Jamila Madeira defendem por isso uma "ação equilibrada", baseada em "critérios compreensivos e claros" que defendam a salvaguarda da zona costeira, dos valores naturais e das actividades económicas.



Os deputados do PS eleitos pelo Algarve vão agora iniciar um conjunto de reuniões com as associações de moradores das ilhas-barreira localizadas na Ria Formosa para discutir possíveis cenários e apresentar propostas concretas ao Ministério do Ambiente.



Veja aqui um vídeo sobre a destruição na Ilha da Fuzeta e a abertura da nova barra:









Atenção: vídeo da autoria de Aqua Taxi/ www.passeios-ria-formosa.com


 


Fonte: Barlavento Online 

1 comentário

Comentar post

Calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Google

Comentários recentes

  • Anónimo

    Horários e preços já muito desatualizados.E para a...

  • Tempo no Algarve

    Boa noite. Hoje já foi publicado os dados climatol...

  • Anónimo

    Bom dia, onde estão os dados climatológicos refere...

  • Anónimo

    Bom dia, gostaria que atualizassem os dados deste ...

  • Botas de Mulher

    Informação sem dúvida muito útil apar quem pretend...

Ofertas de Emprego - Faro

Pesquisa

Custom Search

Mais sobre mim