2534: Cabo de sustentação partido há meses na ponte do Guadiana
Há mais de três meses que um dos cabos de aço que faz parte do sistema que sustenta a Ponte Internacional do Guadiana, entre Portugal e Espanha, se partiu e ainda não foi alvo de reparação.
Apesar de a estrutura não estar em perigo, a situação cria problemas de segurança a quem passa pelo tabuleiro e é representativa da falta de obras de manutenção. A estrutura é o ponto de ligação mais a sul do País entre Portugal e Espanha e uma das vias mais utilizadas para quem visita o Algarve, vindo da Europa por transporte terrestre.
No entanto, a falta de manutenção da Ponte Internacional do Guadiana é notória principalmente no asfalto do tabuleiro, que apresenta vários buracos. Nos últimos tempos, a situação piorou:
Há cerca de três meses, um dos perto de sete mil cabos de aço dos tirantes que sustentam a estrutura, no sentido Portugal-Espanha, partiu-se e ficou suspenso do lado exterior da ponte, onde ainda se encontra.
"Não acredito que a situação coloque em causa a segurança estrutural da ponte mas é como se se acendesse um sinal vermelho, de como é extremamente necessária uma intervenção a fundo", explicou um engenheiro civil contactado pelo CM, que preferiu manter o anonimato.
O facto de este cabo se ter soltado deixa a dúvida sobre o estado dos restantes, que sustentam a ponte, e levanta a possibilidade de algum cair e atingir um veículo que esteja a passar.
"Não tem havido manutenção suficiente, além de que se trata de uma ponte já com 25 anos e o material tem uma deterioração natural", refere ainda o engenheiro civil contactado pelo CM.
A Infraestruturas de Portugal que, com o Governo espanhol, reparte a responsabilidade sobre a estrutura, reconhece que a ponte necessita de "uma intervenção profunda"
Fonte: CM