835: Portugal Continental em alerta - Protecção Civil coloca em alerta amarelo todo o território continental
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) coloca hoje à noite todos os distritos de Portugal Continental em alerta amarelo devido ao agravamento do estado do tempo, com chuva, neve e vento.
Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 22h00 de hoje e prolonga-se até às 14h00 de quinta-feira.
A Protecção Civil explica que no nível amarelo poderão ocorrer fenómenos que, "não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens", devendo a população "manter-se informada acerca das situações previstas, adoptando as necessárias medidas de prevenção e adequando as suas actividades e comportamentos, evitando correr riscos desnecessários".
Os alertas estabelecidos pela ANPC têm como objectivo "aumentar a prontidão dos dispositivos de resposta operacional e informar a população sobre medidas de prevenção e precaução".
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê um agravamento do estado do tempo para Portugal Continental entre o final do dia de hoje e o final da manhã de quinta-feira.
Segundo o IM, poderão ocorrer períodos de precipitação forte, em especial nas regiões do Litoral, estendendo-se progressivamente ao resto do território, estando prevista a queda de neve, em especial no interior Norte e Centro, nas cotas acima dos 800 metros, com especial relevância durante a noite e intensificação da velocidade do vento com rajadas até 100 quilómetros/hora, assim como agitação marítima, que poderá atingir os cinco metros de sudoeste.
A ANPC recomenda "especial atenção" à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de lençóis de água ou persistência de gelo, ao respeito pelos cortes de estradas ou indicações de vias alternativas.
Os automobilistas que viajarem para locais onde se prevê a queda intensa de neve devem levar alimentos, água, roupa quente, depósito de combustível cheio, lanterna e telemóvel carregado.
A Protecção Civil aconselha também ao uso de várias camadas de roupa e em caso de hipotermia ligar imediatamente para o 112.
A ANPC recomenda ainda cuidados com a utilização de lareiras, braseiras ou aquecedores, nomeadamente em relação a crianças e idosos, além de cuidados "redobrados" com actividades relacionadas com o mar, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.
Fonte: Observatório do Algarve