Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Tempo no Algarve

Estado do Tempo, Previsões, Alertas e Notícias sobre a Região Algarvia. E-mail: temponoalgarve@sapo.pt

Calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

anúncio

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Facebook

Relógio

Misterwhat

Comentários recentes

Ofertas de Emprego - Faro

Google

Pesquisa

Custom Search

10
Fev15

2269: Carnaval 2015 um pouco por todo o Algarve

Tempo no Algarve

São várias as localidades algarvias, onde a partir de 6ªfeira dia 13 de Fevereiro e 3ª feira dia 17 de Fevereiro (dia de Carnaval) que têem animação durante estes dias. De seguida, apresentamos os vários eventos que se espalham um pouco por todo o Algarve durante esta época carnavalesca.

 

Concelho de Castro Marim

 

Os “Povos do mundo” é o tema escolhido pela Junta de Freguesia de Altura para a 14ª Edição do Carnaval de Altura que, nos dias 14 e 15 de fevereiro, vai fazer transbordar de alegria e animação a rua da Alagoa, por entre carros alegóricos, matrafonas, rebuçados, confetis, serpentinas e grupos de mascarados, conquistando as centenas de foliões que, neste fim-de-semana, se deslocarem à freguesia mais turística do concelho para vivenciar o espírito de Carnaval.

Sábado e domingo , o desfile, com início às 15.00 horas, integra nove carros alegóricos, representando as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, a Associação Desportiva e Cultural de Altura, a Associação Amendoeiras em Flor e o Intermarché.

A partir do tema “Povos do mundo”, os participantes no corso do Carnaval de Altura vão mostrar as raízes e as tradições que compõem o mosaico cultural de povos tão diferentes como o indiano, o chinês, o árabe, o italiano, o mexicano ou o africano, tudo isto, polvilhado com a sátira política e social e, ainda, a participação de 10 grupos de animação.



A terminar as festividades de Carnaval em Altura, dia 18 de fevereiro, realiza-se o enterro do entrudo, no qual, os populares seguem atrás de um boneco de palha transportado numa padiola, a percorrer a rua da Alagoa, perante os gritos dos acompanhantes que choram o morto.

A 14ª Edição do Carnaval de Altura tem a organização conjunta da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Altura, o apoio dos Supermercados Corvo e a colaboração das Juntas de Freguesia de Castro Marim e Odeleite e das associações locais.

 

Fonte: CM Castro Marim

 

Concelho de Loulé

 

Loulé, Cidade Europeia do Desporto e Capital da Tradição Carnavalesca

No ano em que Loulé é um dos principais palcos desportivos da Europa, o mais antigo corso carnavalesco do país sai para a rua com o tema Loulé, Cidade Europeia do Desporto e Capital da Tradição Carnavalesca.

Nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, a partir das 15h00, 14 carros alegóricos vão desfilar na Avenida José da Costa Mealha, num espetáculo repleto de cor, música e animação, e onde não faltará a sátira social, política e desportiva, principal imagem de marca do Carnaval de Loulé. As figuras e os temas que fazem a atualidade informativa marcam presença naquele que é um dos principais cartazes turísticos da região algarvia durante a época baixa.

A mediática prisão de José Sócrates, a polémica em torno da colocação dos professores no presente ano letivo e as declarações do Ministro da Educação Nuno Crato, a luta pela liderança do Partido Socialista ou as medidas de austeridade impostas pelo Governo são matérias que fazem parte da agenda deste Carnaval. 

Mas uma vez que o tema desta edição se centra no evento Loulé, Cidade Europeia do Desporto, que durante todo o ano trará a Loulé um programa desportivo diversificado, com atividades de carácter nacional e internacional, as modalidades mais representativas do movimento associativo louletano estarão em destaque, tal como os acontecimentos mais importantes na área do desporto. Naturalmente que o “Rei” Ronaldo e a conquista da terceira Bola de Ouro mereceram um tratamento especial por parte da organização do Carnaval de Loulé.

A par dos carros alegóricos, participam no desfile as coletividades do Concelho, grupos de animação, escolas de samba, cabeçudos e gigantones e a animação habitual no maior corso do Sul do País.

A entrada no corso tem um preço de 2 euros.

Também em Alte e Quarteira o Carnaval sai para a rua. Em Alte, num dos corsos mais tradicionais do interior, o desfile tem lugar nos dias 15 e 17 de fevereiro, enquanto que no litoral, em Quarteira, o desfile realiza-se nos dias 14, 15 e 17. Nesta cidade, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, decorre o Enterro do Entrudo.

Na programação do Carnaval de Loulé destaca-se ainda, no dia 13 de fevereiro, pelas 10h00, na Avenida José da Costa Mealha, o desfile de Carnaval Infantil, com mais de 2500 alunos das escolas do ensino público e privado do Concelho (1º Ciclo e Jardins de Infância). À mesma hora, em Quarteira, desfilam os alunos das escolas desta freguesia.

No dia 16 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 21h00, o NERA recebe mais um Baile de Gala do Carnaval de Loulé, com o tema “Jogos Olímpicos: Grécia Antiga”. Os bilhetes têm um preço de 12 euros e podem ser adquiridos no local ou, antecipadamente, no Cine-Teatro Louletano.

Estão previstas ainda outras atividades, nomeadamente de carácter desportivo como o Torneio Internacional de Vela de Carnaval, prestigiado evento que leva à Marina de Vilamoura milhares de velejadores. Esta 41ª edição realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

A criação do "Carnaval Civilizado" data de 1906 e teve como principal mentor José da Costa Guerreiro. O primeiro Carnaval de Loulé saldou-se num êxito e ficou marcado pela realização de um Bodo aos pobres já que a receita desta festa foi aplicada na sua totalidade para satisfazer pessoas necessitadas.

As componentes artística e festiva, aliada aos fins de beneficência, nortearam os festejos do Carnaval de Loulé de 1906 ao longo dos anos.

Com o evoluir dos tempos o Carnaval de Loulé passa a constituir um cartaz turístico da região do Algarve, e em particular de Loulé, atraindo milhares de turistas. Assim, em 1977 dá-se a profissionalização do evento que passou a ser organizado pela autarquia, reeditando a tradição inventada por José da Costa Guerreiro, introduzindo-lhe, ao longo dos anos, diversos melhoramentos, nomeadamente a temática dos corsos, a construção de carros alegóricos de grandes dimensões, grupos de foliões, artistas convidados e bailes.

 

Fonte: CM Loulé

 

Concelho de Olhão

 

A Câmara Municipal de Olhão organiza mais uma vez o tradicional desfile infantil de Carnaval no próximo dia 13, na Avenida da República, a partir das 10h00. Também o tradicional corso de Moncarapacho promete animar os foliões nos dias 15 e 17 de fevereiro.

Este ano são esperadas mais de mil crianças que se irão apresentar no desfile da Avenida da República em representação das escolas do 1º ciclo e jardins de infância públicos e privados do concelho. O tema é livre permitindo, assim, toda a criatividade a cada escola que auxilia na confeção dos trajes apresentados.

A edição deste ano conta mais uma vez com a participação da Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, e de um grupo de animadores de rua, colorindo assim ainda mais o Carnaval Infantil de 2015. Como sempre, o Município disponibiliza toda a logística e os recursos humanos para que a animação esteja garantida.

O concelho de Olhão prepara-se igualmente para brincar ao Carnaval em Moncarapacho, nos dias 15 e 17 de Fevereiro, a partir das 14h30. A organização está a cargo da União de Freguesias Fuseta-Moncarapacho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão. Este ano, são 15 os carros que participam no corso carnavalesco, para além dos sempre animados grupos, banda e fanfarra. As entradas são livres, esperando-se a presença de milhares de pessoas.

Haverá ainda os bailes tão caraterísticos da quadra: na tarde de 13 de fevereiro, às 14h30, no Pavilhão Municipal, o Projeto “Vida com Ritmo” convida todos os seniores para se divertirem dançando e na Casa do Povo do Concelho de Olhão em Moncarapacho segue a bailação nos dias 14, 15,16 e 17 com início às 21h00.
Fonte: CM Olhão
 
 
Concelho de Vila Real de Santo António
 

O cartaz integra também um programa para os mais novos, desenvolvido com as escolas do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, na manhã do dia 13 de fevereiro, a partir das 10h00, nas três freguesias do concelho.

Em Monte Gordo, a programação arranca no dia 14 de fevereiro, às 22h00, na tenda instalada na zona Poente da marginal, com bailes e djs. Na terça-feira, dia 17, entre as 14h00 e as 17h30, um desfile organizado em colaboração com a Associação Juvenil, Social, Cultural e Desportiva de Monte Gordo assinalará o enterro do Entrudo.

Em Vila Real de Santo António, as celebrações vão estar concentradas no Centro Cultural António Aleixo, com um conjunto de bailes, sempre a partir das 22h00.

As celebrações encerram no dia 21, com o grande Baile da Pinhata, às 22h00, também no Centro Cultural, em VRSA.

O Carnaval 2015 no concelho de Vila Real de Santo António é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pelas Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela e conta com a colaboração da Associação Juvenil, Social, Cultural e Desportiva de Monte Gordo e dos Agrupamentos de Escolas de VRSA e D. José I.

 

 

Fonte: CM VRSA

 

 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

anúncio

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Facebook

Relógio

Misterwhat

Comentários recentes

Ofertas de Emprego - Faro

Google

Pesquisa

Custom Search