24: Visita do Presidente da República a Olhão
Cavaco Silva falava em Olhão, numa visita à estação-piloto de aquacultura, no âmbito do Roteiro para a Ciência dedicado às Ciências e Tecnologias do Mar. A visita ao Algarve foi iniciada no Porto de Sines e terminou na Universidade do Algarve.
“A minha intenção é chamar a atenção dos portugueses para esta potencialidade do mar mas, ao mesmo tempo, tentar juntar empresários, investigadores, universidades e também agentes públicos para aproveitar melhor essa riqueza que nós temos que é o património do mar” disse aos jornalistas sobre o objectivo do roteiro.
Sobre o que falta fazer nessa matéria, Cavaco Silva salientou acreditar que as empresas portuguesas e outras internacionais que podem instalar-se no País, possam ajudar no crescimento económico, por meio de um melhor aproveitamento dos recursos marítimos.
Mas esta 3º jornada do Roteiro para a Ciência pretende ainda ser um contributo para passar à acção, sublinhou Cavaco Silva, tendo acrescentando que faltam “muito poucos dias” para ser apresentado “o plano de acção detalhado para implementação da estratégia nacional para o mar”.
“Eu espero que isto signifique como disse hoje o secretário de Estado de Assuntos do Mar, (durante um almoço com investigadores e especialistas da área das Ciências do Mar em Faro), a passagem definitiva da retórica para a acção. Este é o tempo de passar à prática. Este laboratório que acabo de visitar é um sinal” revelou o Presidente da República.
Aos jornalistas, Cavaco Silva confessou que o secretário de Estado de Assuntos do Mar lhe pediu para, no ano seguinte, fazer uma nova reunião “para prestar contas” e saber como se encontra aquele plano estratégico, tendo o próprio revelado que lhe respondeu apenas “então prepare-se”.
Fonte: Região Sul