559: Câmara de Albufeira alerta população para praga de escaravelhos que ataca as palmeiras
A Câmara de Albufeira iniciou hoje a pulverização de troncos de árvores para combater uma praga de escaravelhos da palmeira, que só atinge aquela espécie e não é nociva para os seres humanos.
"A praga do escaravelhos das palmeiras não é igual às pragas dos gafanhotos, são em menor número e só atacam as palmeiras, tendo predilecção pelas palmeiras das Canárias", disse à Lusa Santos Metrogos, engenheiro agrário da Câmara de Albufeira que está a acompanhar a situação.
O escaravelho vermelho "não é perigoso para os seres humanos e outros bichos", salienta o funcionário da autarquia.
Trata-se de um insecto que voa de palmeira em palmeira coloca a postura (os ovos) na palmeira e é a lagarta do escaravelho que nasce do ovo que depois vai atacar no tronco das palmeiras, podendo causar a morte da árvore.
O ataque dos escaravelhos vermelhos foi registado pelos serviços da câmara de Albufeira há já cerca de um ano, mas actualmente a calamidade está mais severa e a razão pode estar relacionada com a plantação de novas palmeiras e que podem ter trazido "alguns escaravelhos", explicou a mesma fonte.
O insecto, que foi detectado em várias zonas do concelho, vive e alimenta-se no interior das bases das folhas e dentro do tronco, pelo que é difícil detectar por meio de inspecção visual.
Uma palmeira infectada começa por perder a inserção das folhas jovens, as palmas perdem resistência e fixação à árvore, soltando-se com facilidade, o que causa a morte da palmeira num curto espaço de tempo, refere ainda a autarquia, em comunicado de imprensa.
Para impedir que a situação alastre, a autarquia tem combate à praga, a nível preventivo, através de uma combinação de "pulverizações nas folhas com insecticidas micro encapsulados" e com a "aplicação de injecções insecticidas no tronco".
A Câmara de Albufeira pede à população em geral e em especial aos proprietários privados com palmeiras para estar atentos e verificar se as árvores apresentam alguns sintomas de existência de praga.
Fonte: Barlavento Online