557: Mau tempo: Alerta laranja accionado em todos os distritos
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou hoje às 18h00, em todos os distritos, o alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de 4) devido à chuva e vento forte, neve e agitação marítima.
Numa conferência de imprensa realizada após uma reunião de Centro de Coordenação Nacional Operacional, que reúne todos os agentes da protecção civil, o comandante nacional de operações de socorro, Gil Martins, disse que o alerta laranja vai estar accionado até 24h00 de quarta-feira.
Devido ao mau tempo para os próximos dias, foi convocado o Centro de Coordenação Nacional Operacional para fazer uma análise e uma avaliação das medidas a adoptar.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para terça e quarta-feira uma descida acentuada da temperatura, chuva e agitação marítima forte, rajadas de vento que poderão chegar aos 100 quilómetros por hora e queda de neve principalmente no Norte e Centro, mas também em zonas onde é "habitualmente menos frequente nevar", nomeadamente nas serras do Sul do país.
Segundo Nuno Moreira, do IM, a chuva vai continuar, pelo menos, até domingo.
Face às más condições meteorológicas, os meios de socorro e o estado de prontidão foram reforçados, principalmente nas regiões de Norte, disse Gil Martins.
O comandante nacional de operações de socorro sublinhou que cem elementos de Grupos de Reforço (GRR) de Lisboa e Setúbal foram deslocados para Santa Comba Dão e Paredes, além de terem sido mobilizados efectivos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR nos distritos.
De acordo com Gil Martins, as Forças Armadas aumentaram o estado de prontidão e foram mobilizadas equipas da força especial de bombeiros para Santa Comba Dão e Vila Real para intervenção com valência de pré-hospital por transporte aéreo e dois helicópteros da Empresa de Meios Aéreos (EMA).
A Protecção Civil contém ainda uma reserva adicional de alimentação assente em rações de combate para apoio aos meios de reforço mobilizados e à população, e mobilizou um grupo de montanha na região da Guarda.
Apesar de o encerramento da estradas ser da competência das forças policiais e das concessionárias, Gil Martins garantiu que há uma articulação entre todos os agentes para o fecho das vias.
A ANPC recomendou ainda à população as medidas preventivas que devem ser tomadas, nomeadamente adequada fixação de estruturas soltas, desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, não utilização de braseiras em locais fechados e cuidados com utilização de lareiras e aquecimentos.
Gil Martins alertou também para os cuidados redobrados relacionados com a condução de veículos em zonas afectadas pela neve e gelo e aconselhou os automobilistas a evitarem fazer viagens para as zonas onde se prevê queda de neve, nomeadamente ao longo do dia de terça-feira.
Fonte: Publico