466: Subida do nível do mar preocupa cientistas
Mais de 60 especialistas internacionais estão na Universidade do Algarve a discutir a subida do nível do mar.
Em cima da mesa do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), da Universidade do Algarve, vão estar os dados mais recentes sobre as causas e efeitos da subida do nível do mar registada nas zonas costeiras dos cinco continentes, nas escalas temporais de dezenas, centenas e milhares de anos.
A conferência UNESCO/IGCP # 495 – Quaternary Land-Ocean Interactions: Driving Mechanisms and Coastal Responses, que reúne mais de 60 especialistas mundiais, oriundos de 16 países, teve início a 27 de Outubro e prolonga-se até dia 1 de Novembro.
A conferência está integrada no programa International Geological Correlation Programme, da UNESCO, mais especificamente ao abrigo do Projecto 495, coordenado pela Universidade de Durham, no Reino Unido, cujo objectivo é comparar registos geológicos recentes, nas faixas costeiras, à escala global.
O CIMA, da UAlg, integra este grupo de estudos desde 1994, e tem contribuído para a investigação com dados sobre a região do Sul da Península Ibérica.
Neste encontro o CIMA vai apresentar mais de 10 posters e comunicações orais, destacando-se os trabalhos desenvolvidos sobre as plataformas costeiras entre Albufeira e Sagres e o levantamento das alterações do nível do mar no estuário do Guadiana a na plataforma continental adjacente desde há 13000 anos.
Para saber mais sobre a conferência clique aqui.
Fonte: Observatório do Algarve