403: Algarve: Onda gigante assusta veraneantes na zona do Barlavento
Turista fica ferida a salvar cão de onda
Ao ver uma das três cadelas de estimação ser arrastada por uma onda gigante, uma turista atirou-se à água e ficou ferida nas duas pernas, na Praia dos Caneiros, em Ferragudo (Lagoa), ao saltar de uma altura de mais de três metros. A onda gigante que ontem inundou os areais de várias praias do Algarve acabou por provocar mais susto do que danos.
Tudo aconteceu inesperadamente, ontem à tarde, cerca das 16h00. A mulher, com cerca de 40 anos, teve de ser evacuada de helicóptero para o Hospital de Portimão, depois de imobilizada por uma equipa salva-vidas, acção que o CM acompanhou no local. Inicialmente pensou-se que a sinistrada tinha partido as duas pernas, mas fonte da unidade hospitalar garantiu ao CM que "não sofreu nenhuma fractura ".
Com a turista estavam mais duas pessoas – um homem e uma rapariga – que saíram ilesas do incidente, mas apanharam um valente susto. A lamentar apenas a morte de um dos animais de estimação, um cão de raça yorkshire, que não resistiu ao forte impacto da onda. Os outros dois animais foram resgatados na mesma altura que as duas pessoas sinistradas.
Ao aperceber-se da situação, o nadador salvador Bruno Vieira atirou-se à água com uma prancha de salvamento, apoiado pela equipa Salva-Vidas de Ferragudo. Quando chegou ao local deparou-se com a senhora "sem conseguir mexer as pernas e os joelhos cheios de sangue". Os primeiros socorros foram essenciais. "Estabilizámo--la e tentámos acalmá-la até ser evacuada pelo helicóptero, porque estava muito nervosa", contou ao CM o nadador salvador da praia dos Caneiros.
MARÉS GRANDES
VARIAÇÃO
A maré de ontem foi das maiores do mês. Entre a baixa-mar e a preia-mar a variação foi de 3,40 m.
LUA CHEIA
Entre os factores que influenciam a variação das marés está a Lua. Na última semana esteve Lua Cheia, que provoca maiores variações.
FIM DO MÊS
No dia 31 de Agosto é esperada uma maré com uma variação de 3,60 m, maior do que a registada ontem à tarde. As autoridades alertam para que os banhistas estejam atentos.
Fonte: Correio da Manhã