362: Energias renováveis em alta na Ualg
Vinte alunos frequentarão a partir de Outubro o primeiro mestrado de Energias Renováveis e Gestão de Energia da Universidade do Algarve.
Os candidatos, a maioria dos quais de fora da região, inscreveram-se em Junho, durante a primeira fase de apresentação de candidaturas, o que fez dispensar a segunda fase, que deveria decorrer de 4 de Agosto a 5 de Setembro.
Criado na sequência da reforma dos cursos de acordo com o processo de Bolonha, o mestrado será leccionado na Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais e Escola Superior de Tecnologia.
"O objectivo é tornar os alunos capacitados para a gestão de energias renováveis", disse à agência Lusa o director do curso, acrescentando que o curso de destina, prioritariamente, a pessoas que já trabalham em energia.
Este ciclo de estudos tem como objectivo promover formação avançada na Universidade na área das Ciências da Engenharia, formando "profissionais com competências suficientes para terem vantagem no processo de recrutamento das entidades empregadoras ou que lhes permita constituir a sua própria empresa em domínios inovadores", acrescentou.
O mestrado organiza-se em torno de dois percursos alternativos, um ramo tecnológico e um ramo de avaliação e gestão de recursos.
Prevê-se que os futuros mestres possam desempenhar funções nas indústrias públicas e privadas, empresas de auditoria, consultoria e projecto, ensino e investigação.
O responsável máximo do projecto admitiu que, no Algarve, a aposta nas energias alternativas "ainda tem muito espaço para crescer", nomeadamente no que respeita ao aproveitamento da energia do sol e do vento.
Fonte: Observatório do Algarve